quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alcoólatras mais que costumazes 2


Continuando o último post...

China aparentava ter cerca de quarenta anos, media pouco mais de metro e meio de altura, usava boné de algum supermercado na altura dos olhos, camiseta cavada tamanho G que lhe batia no meio das coxas e um bermudão que também não era seu número e fazia as vezes de calça, já que encostava nos seus tênis que um dia haviam sido brancos e agora estavam gastos e marrons.


Chegou um homem magro e ao mesmo tempo forte, usava uma camisa branca com escritos de alguma quermesse para dentro da calça jeans desbotada e um cinto que parecia ser de couro trançado. Buscava falar com altivez e era notável seu esforço de tentar ao máximo utilizar o português de maneira correta.


- Bom dia companheiros, acabei de chegar do trabalho. Olhou para mim e estranhou, perguntou meu nome e se eu morava no bairro, novamente não consegui responder toda a questão.

- Matheus, eu moro...

- Ele pagou uma pinga pra nóis, o Haxixe foi lá buscar e vai trazer o troco pra ele!


O recém chegado sorriu, seus dentes, assim como seus olhos, eram amarelados e sem brilho. Enquanto isso China pegou dois copos plásticos vazios e começou a jogar para cima numa tentativa de malabarismos, amassou os dois e causou a ira de um senhor negro que estava em silêncio até então, “pára com isso China, depois não tem copo pra gente beber, tomar no bico não dá, palhaçada!” China não deu bola, continuou tentando.


- “Gostou dos meninos aqui?” Disse o homem que acabara de chegar. “Eles estão aqui todos os dias, são pessoas de bem, todos humildes, gosto dos rapazes, não bebo, mas gosto da companhia, todos muitos humildes. Fico aqui com eles e controlo pra não ter algazarra, sempre digo que só existem três coisas importantes: lealdade, honestidade e humildade. Trabalho com motosserra e à noite de segurança (olhava carros na rua). Eu canto sabia? Toco vários instrumentos na igreja e canto...” Haxixe voltou com meu troco e já entrou na conversa:


- “É verdade, o Tião Carreiro aí canta. Canta aquela da cruz na parede pra ele ver!” Ao ouvir isso a sombra de um sorriso orgulhoso passou em seu rosto antes de responder:

- “Sim, eles me chamam de Tião Carreiro porque eu canto que nem ele: Uma mente pura e positiva para entender a luz da verdade; No quarto onde eu me encontro mandei colocar na parede uma CRUZ; E nela de braços abertos existe um homem chamado JEEEESSSUUUUSSS!!!!!” Não há dúvidas de que o homem era afinado, além disso cantava alto, pude escutar o resmungo de algum transeunte irritado. Drézão, um rapaz que aparentava 30 anos e cujos olhos semicerrados e sorriso permanente denunciavam seu já avançado estado de embriaguez deu um grito:


- “ÔÔÔ HAXIXE, devolve o troco do menino, ninguém aqui é ladrão, somos humildes, mas a gente não pega nada que é dos outros não!”


Peguei o dinheiro. Tião Carreiro que tinha se intitulado aquele que coloca ordem no pedaço não deixou passar a oportunidade de se colocar:


- “Quanto tem aí?”

- Três e cinqüenta. Respondi.

- “Tá certinho então, aqui somos todos humildes, quem olha por nós é nosso senhor”.


Noto que de alguma maneira que não consegui perceber a garrafa pet que estava na metade quando eu cheguei já estava vazia. Drézão pega a pinga nova e distribui nos quatro únicos copos, deixando a mostra uma grande tatuagem tribal no braço direito, me oferece a aguardente, agradeço mas não aceito, ele se aproxima e começa a conversar comigo.


- “Meu amigo, eu não sou daqui não, sou de Patrocínio Paulista, tenho mulher e filho lá, não sou igual eles aqui, não sou da rua, fico uns dias mas depois preciso ir embora, minha mulher deve estar doida atrás de mim! Tenho um tênis novinho aqui, HAXIXE! Pega o tênis aí no sol pra mim, então, qual seu nome mesmo?” Matheus, respondo. “Então Matheus, te vendo ele por dois e cinqüenta, é só o preço da passagem preu ir embora, me dá essa força aí irmão!”


Olho o tênis, realmente é bonito, branco e vermelho, sem marca.


- Desculpa, mas não é meu número.

- “Firmeza irmão, não tem problema, quer um gole?”


Aceito dessa vez, desce queimando, tudo bem que por um e cinqüenta eu não esperava a melhor pinga do mundo, mas aquilo estava mais para álcool etílico do que pra pinga, talvez fosse mesmo. Todos que passam na pracinha ficam me olhando como se eu fosse um estrangeiro. Alguns comentam entre si e apontam, tomo outro trago antes de devolver o copo.


O senhor negro e calado se levanta e fica me olhando, como não dei sinais de ir embora ele me chamou. – “Vem cá, deixa eu conversar com você um pouquinho”. Ele tinha os cabelos curtos e cheios de fios brancos, usava um sobretudo de lã preto e comprido que provavelmente era feminino. Sentamos em outro banco de costas para seus companheiros, me ofereceu e aceitei mais um trago.


Continua...

7 comentários:

  1. Essa conversa de bar está rendendo hein? rss


    KKKK eu me divirto em ir no cinema com pessoas "escandalosas", rs, lógico, se houver motivos realmente para ser kkkk

    beijos queridoo

    ResponderExcluir
  2. Menino!Adoro pinga.
    Adoro uísque.
    Adoro catuaba.
    Adoro cunhaque com limão.
    E tô gostando dessa prosa.

    ResponderExcluir
  3. meu Deus me encontrei aiiii........
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    muito engraçado p mim, lembrei de certos momentos...
    enfim, vc andou engolindo letras!!
    "Buscava falar com altivez e era notável 'se' esforço de tentar ao máximo utilizar o português de maneira correta

    ResponderExcluir
  4. é justamente isso...
    logo eu, sempre achei tão forte quanto a isso, sei lá, mudei, me deixou diferença.
    Ele me deu essa eexperiencia...
    eu nem esperava por um amor que fosse simples...
    Sabe quando algo é simples?
    vc n senti a vontade de posse, nem sente que ele quer te cobrar, tudo flui, mesmo que vc n queira!

    ResponderExcluir
  5. ...Matheus querido,
    eu leio você e me lembro
    de Chico Anísio contando
    'causos'...

    quero só ver onde vai dar
    esta pingaiada toda...rsrs

    brindemos...

    bj, querido!

    ResponderExcluir
  6. Adoro o jeito que você escreve, é. Simples, conciso e extremamente envolvente. Cara, eu tô gostando muito do que tô lendo. Espero ansiosa pela continuação, ansiosa meeeesmo.
    Um beijo pra você.

    ResponderExcluir