domingo, 9 de maio de 2010

O melhor filme que NÃO vi

Não me recordo se alguém comentou comigo, se li no jornal ou se foi criação de minha mente, o fato é que o nome do filme era "Houve uma vez dois verões".

Há livros e filmes que poderiam muito bem passar sem um nome, existem, inclusive, milhares de quadros e fotografias sem nome, "Houve uma vez dois verões" era um nome que não precisava de filme.

O nome ressoou na minha cachola, "Houve uma vez dois verões", lindo nome. Em tempos em que o twitter diz que 140 caracteres são suficientes para se expressar, esse título era praticamente o supra sumo das poucas palavras, uma poesia em forma de título.

Mas afinal de contas, do que trataria um filme com um nome desses?

Se houve uma vez dois verões isso quer dizer que apenas uma vez existiram dois verões, depois disso se sucederam apenas as outras estações. Provavelmente por isso quando alguém já atingiu idade o suficiente para querer parar de contar diz que já viveu muitas primaveras, sempre primaveras, porque verões houveram só dois, ou seja, insuficientes para contabilizar a idade do ancião.

Outra possibilidade é a de que um ano ao invés de quatro estações houveram cinco, posto que o verão se repetiu, e portanto as estações correram mais rápido que o normal e foi o ano em que a Kibom mais faturou em sua história.

Poderíamos pensar também que ao invés de cinco estações no mesmo ano, tivemos a substituição de uma das outras estações por mais um verão, a sucessão das estações seria, por exemplo: verão, outono, verão e inverno. O que na verdade seria ótimo para o mundo fashion, já que uma coleção verão inverno poderia inovar em muito o já batido casaquinho, pulôver e jaqueta do outono inverno ou os biquínis, cangas e shortinhos da primavera verão. O uso de biquínis com botas de cano alto e cachecol não seria o mais puro luxo?

Outra possibilidade é que o diretor do filme era um anta semi analfabeta e o nome correto do filme seria "Ouve uma vez dois verões", sendo que a mensagem do título era só pra confundir e gerar curiosidade nas pessoas, que não sabendo o que esperar de um filme com um nome desses acabariam assistindo só pra descobrir o motivo da bendita nomenclatura.

Por último e não menos importante - sim, eu perdi muito tempo da minha vida imaginando o que esse danado desse nome poderia significar - e ainda perseguindo a possibilidade do diretor do filme ser uma anta semi analfabeta, quem sabe o verdadeiro nome do filme não fosse "Houve uma vez dois varões", ou seja, um precursor de Brockback Mountain (assim que se escreve)?

Todos esses devaneios tem a possibilidade de estarem corretos, mas o mais provável é que este filme nunca tenha existido e minha imaginação tenha me pregado outra peça, ou não.

Um comentário:

  1. morri.....ri litros aqui!

    e "Ouve uma vez dois varões"? um indicativo para um filme narrado...não? tá, ok, parei.

    bjs

    ResponderExcluir