domingo, 6 de junho de 2010

Vendo com os próprios olhos

Lá estava eu, era um porre de uma aula de história antiga, estava quase dormindo nos fundos da sala...

- Os mitos gregos serviam para explicar a realidade em que viviam mas não compreendiam, daí surgiram suas lendas. Por esse mesmo motivo todas as sociedades criaram mitos, sendo Deus o maior deles.

Pouco me importava com o que ele estava falando, mas vi uma mão se levantando, não entendi o que aquele cara esquisito queria falar sobre aquilo, mas pelo menos curioso eu fiquei. Ele se colocou de pé.

- Professor, eu acredito em Deus.
- O QUÊ?
- Sim, acredito em Deus, em milagres e em um mundo melhor, para mim e para o senhor.

Conhecendo o professor eu vi que a coisa ia ficar feia, decidir abrir os dois olhos e prestar atenção de verdade. Ele começou a gargalhar com todo cinismo que era possível, alguns alunos o acompanharam com risadinhas maldosas.

- Quanta ingenuidade, eu acreditava nessa baboseira quando era criança. A ciência já explicou todas nossas dúvidas, não precisamos mais de Deus, esse delírio já foi ultrapassado. As pessoas estão evoluindo, se tornando mais inteligentes...

O pobre aluno estava notavelmente incomodado com a posição jocosa do professor, porém permanecia de pé, como que mostrando para o professor que aquilo não mudaria sua posição.

-...as pessoas mais estudadas e sábias já pararam de acreditar nessas besteiras, o mundo moderno já não pode achar que tem um cara lá de cima olhando pra gente como se fosse um imenso big brother e mexendo os pauzinho só pra ter mais graça. SERÁ QUE VOCÊ NÃO VÊ O QUÃO IDIOTA É ISSO? É TÃO ÓBVIO, COMO É POSSÍVEL NÃO ENXERGAR?

Então aconteceu o inconcebível, o que ninguém sequer ousou imaginar ser possível.

- AAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!

O professor berrava ensandecido, ninguém entendeu o que ocorria. Tapou o rosto com as mãos e não parava de gritar.

- AAAAAAHHHHH!!!! NÃO ESTOU VENDO NADA!!! AAAAHHHH!!!!

Ninguém teve sequer a coragem de se mover ou falar alguma coisa. Eu fiquei paralisado olhando a cena e tentando entender que loucura era aquela. O rapaz que desafiou o professor estava boquiaberto, mais pra estátua que para um ser humano.

- AAAAAAHHH!!!!! MEUS OLHOS!!!!!! EU NÃO ESTOU ENXERGANDO!!!!!!!!

De repente ele se calou, os ecos dos gritos ressoaram por alguns instantes, tirou as mãos do rosto e olhou fixamente para seu aluno por alguns segundos.

Percebi que ele tinha voltado a enxergar.

Se virou e saiu pela porta correndo.

Ele nunca mais voltou à escola.

3 comentários:

  1. Já assistiu "Ensaio sobre a Cegueira", dirigido por Fernando Meireles baseado no livro de Saramago?

    ResponderExcluir
  2. Vai de encontro com o seu conto. A hist. se passa numa cidade(linda e fantástica por sinal) onde de repente todos seus moradores ficam com uma "cegueira branca", sem causa ou solução aparente. Veja, eu recomendo. Aliás, eu o possuo, quando quiser me fale q eu gravo pra vc, ou melhor, vc mesmo grava para vc pq eu não sei fazer isso...(visto que eu faço história e não tenho a obrigação moral de saber gravar DVD's...hehe)

    :*

    ResponderExcluir