sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bom tocador

Esta é uma postagem programada, ontem à uma da madrugada uma ligação mudou meus planos do fim de semana e a essa altura do campeonato devo estar bêbado em alguma beira do Rio Grande pensando que cheguei ao paraíso antes mesmo de bater as botas. Mas como já tinha pensado no post de sexta achei melhor gastar uma meia horinha da minha madrugada pré viagem para deixar algo para quem tem coragem de visitar esse blog esquisito e sem graça de vez em quando.

João (sim, sei que sou péssimo com nomes de personagens, mas o que há de se fazer se o João sempre quer dar as caras?) sempre sonhou em tocar violão. Desde criança botou essa idéia na cabeça, nunca foi megalomaníaco de querer fazer sucesso com isso, mas tinha vontade de botar a mão no instrumento e tirar algo que as pessoas gostassem.

MINTO! desculpem-me, é que João é meio fanho e às vezes me confundo com o que ele fala!

A verdade é que João sempre sonhou tocar "O samba da minha terra" no violão, nem ele sabia bem o motivo disso, mas o caso é que João entrou na aula de violão única e exclusivamente para aprender esse música, explicou um monte de vezes para o professor que só queria aprender aquela música mas o danado lhe dizia que era impossível aprender só uma música, ainda mais uma tão difícil quanto aquela, daí João entrou na aula e penou para ir aprendendo tudo até ter capacidade para tocar João Gilberto.

Sempre dizem às crianças que elas podem ser tudo o que quiserem ser.

MENTIRA!

Repito: MENTIRA!!!

Um anão não pode ser modelo da Calvin Klein, Alguém com menos de um metro e alguma coisa de altura (oitenta ou setenta, acho) não pode ingressar na aeronáutica, um gago não pode ser radialista, o Tevez nem em sonho poderia ser modelo, o Edward (sim, do "Crepúsculo") jamais poderia ser macho! Só o Michael Jackson podia ser branco, criança, pedófilo, doido e tudo o mais que ele quisesse, porque ele era ele, mas aí já é a excessão que confirma a regra.

Mas voltando a história. João era simplesmente o pior violeiro que já tinha passado por aquela escola, ele era tão ruim, mas tão ruim, que no segundo mês de aula ele ainda tinha dúvidas sobre qual era o modo correto de colocar o violão no colo e sobre o porque de toda vez que ele tocava uma música parecia totalmente outro algo e ele não percebia. Era como se ele batesse no violão um Mozart e isso soasse como um nirvana, porém com Kurt chapado e as luzes piscando devido à morte.

O caso é que João não tinha a mínima aptidão para música. Depois de um ano sem conseguir realizar seu tão desejado sonho nosso herói decidiu simplesmente encher a cara. Chegou no buteco com o violão em mãos e pediu "aquela". Depois de umas quinze João mal sabia quem era, mas eis que chega uma turma super animada e se senta próximo a ele, depois de umas cachaças gritaram João.

- O rapaz, toca uma música aí pra gente!

João não sabia mais quem era, onde estava ou pra onde ia, porém não ousou recusar seu primeiro convite de tocar "artisticamente". Se aproximou e perguntou aos rapazes o que queriam escutar.

- Toca uma do João Gilberto aí vai!
- Que tal "O samba da minha terra" ein?

Ninguém sabe se foi a cachaça ou outra coisa, mas João sentou-se na roda, empunhou o violão como se fosse um expert, olhou na cara de todos e fez.

João virou o violão de cabeça pra baixo e começou a batucar a música como faria com um tamborim.

-"O samba da minha terra deixa a gente mole, quando se dança todo mundo bole..."

Neste dia João tocou como rei - mesmo que sempre de cabeça para baixo - e satisfez seu mais antigos sonhos, hoje ele é engraxate na praça quinze e ano que vem estreará sua nova linha de produtos de beleza

5 comentários:

  1. Nossa que bacana!
    Meus alunos de violão sempre dizem que não servem pra tocar... Até eu tenho minhas dúvidas se ainda sirvo pra tocar haha
    Bom fim de semana

    ;*
    Marina

    ResponderExcluir
  2. ...não importa se ele tocou no ritimo,
    importa sim que ele realizou seu sonho
    e foi feliz por uma noite.

    bj, querido!

    ResponderExcluir
  3. tem tantos Joãos (ou seria Joões) pelo mundo, meu caro.
    mas nem todos tem a mesma sorte desse, e nem sonham sonhos tão simples e despretensiosos quanto os desse tal João.

    ResponderExcluir
  4. Eiiiiii! Não gostei que vc falou mal do meu EDWARDDDDDDDDDDD!!! VCS HOMENS NÃO SABEM SER MAIS ROMÂNTICOS DO QUE ELEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!


    KKKKKKKKKKKK sem palavras, não quero falar do joão por hje, MAGOEI!

    kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Puts a primeira coisa que eu ia fazer era igual a menina ai de cima! POR QUE O EDWARD NÃO É MACHO, MELBEM? O que vcs chamam de ser "homem"? Coçar o saco, escarrar na rua e chamar uma mulher de gostosa? Saiba que ele é macho sim só que muito cavalheiro, prontofalei...uffa!
    Bom, agora sim vamos ao post.
    Eu MOR-RO de vontade de tocar violão, ainda vou fazer aula mesmo que eu ja esteja ultrapassadinha. E bem, era o sonho dele, por mais que lhe faltasse o dom. E graças às biritas ele se encorajou e se realizou. Isso é bom demais!
    Beijo

    ResponderExcluir