sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lambari ou girino?

Éramos em oito irmãos, duas meninas e seis meninos, na pobreza da roça todos viviam descalços, mas felizes, livres para fazer o que queríamos como queríamos na hora que quiséssemos.

Eu sempre andava grudado com um dos meus irmãos mais velhos, o Zeca, que devia ter uns nove anos na época dessa história, e eu tinha uns sete. Perto de casa passava um pequeno riacho que desaguava em um rio enorme que a gente chamava de rio grande e depois de mais velhos descobrimos que o nome dele realmente era esse.

Acontece que um dia decidi que queria aprender a nadar como meu pai fazia, pedi ajuda ao meu irmão e ele me explicou:

- Eu falei com o tio Zé e ele falou que pra aprender a nadar tem que engolir um peixe vivo! Pode ser daqueles pequenininhos que nadam lá no brejo!

Não tínhamos muito o que fazer mesmo, corremos para o brejo com uma peneira em mãos e lá estavam eles, aos montes, nadando como eu queria nadar. Na primeira peneirada pegamos um monte, haviam de várias cores, eu peguei um meio cinza e dourado, meu irmão pegou um pretinho e mandamos guela abaixo, foi meio estranho mas a gente queria aprender a nadar né? Enquanto esperávamos alguns minutos descemos até a foz do rio grande.

Depois de uma boa insistência do meu irmão fechei os olhos e pulei na água com tudo, como estava raso fiquei de pé, meu irmão então começou a rir de mim e disse que a história do tio era mentira e que eu continuava sem saber nadar. Fiquei bravo, corri mais para o fundo do rio e submergi, abri os olhos e consegui ver tudo, o fundo do rio era lindo, haviam pedras de todas cores e tamanhos, comecei a nadar - sim, eu estava nadando - para o meio do rio, foi quando comecei a ver os peixes, haviam bagres, dourados, tucunarés e milhares de peixes que eu nunca havia sequer visto, era tudo lindo e maravilhoso, num dado momento percebi que eu não precisava respirar, não tenho idéia do que estava acontecendo, mas encantado com tudo aquilo continuei a nadar junto à corrente do rio.

Quando me dei conta já estava escuro, olhei pra cima e através da leve ondulação das águas pude ver a lua cheia, minha mãe devia estar louca me procurando, como pude perder de tal maneira a noção do tempo? Tirei a cabeça pra fora da água e o clarão do luar, para meu desespero, me mostrou que eu estava em lugar totalmente desconhecido. Nadei como louco de volta, minha mãe ia me bater muito! Apesar dos meus esforços a subida foi lenta, entendi o sentido de lutar contra a corrente, quando avistei o pequeno canal onde o brejinho desaguava no rio o sol já ia a pino.

Apesar da fraqueza devido ao imenso esforço, corri como louco até chegar em casa, qual foi o meu susto quando cheguei já esperando os gritos e ninguém me notou. Todos estavam amontoados no quintal olhando o Zeca, meu irmão pulava mais alto que meu pai e esticava a língua, pegava insetos e os comia. Aproveitei pra não levar bronca, passei de fininho por trás de todo mundo e fui dormir no meu quarto...

5 comentários:

  1. ...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    lambarí, girino, ou "jiriquices"?

    bjbj

    ResponderExcluir
  2. a expressão é clichê, mas, no momento, cabe como uma luva: "QUE IMAGINÇÃO FÉRTIL!" hahaha..
    confesso que o fim foi inesperado e muito tragicômico..
    vou criar coragem e ingerir alguma borboleta.. quem sabe eu não viro uma ninfa? hahaha
    beesos!

    ResponderExcluir
  3. ah, que texto, hein?
    às vezes me pergunto se seus textos são reais ou não. se bem que, mesmo se não for, sempre tem um pouco de realidade em textos nostálgicos assim.

    e nossa, lembrei de tanta coisa minha.
    lembrei de quando eu aprontava alguma e chegava em casa morrendo de medo de levar o 'carão dos carões' e meus pais nem diziam nada... isso chegava a ser frustrante, sabia?
    mas enfim.

    gostei muito, principalmente da parte de nadar contra a corrente.

    p.s.: ok, eu sei que estou sendo muito chata ultimamente e tenho esquecido do meu blog, mas a semana foi corrida demais e eu não tô conseguindo pensar em nada. isso me deixa tão deprimida. vou tentar me redimir, juro.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. hahhahaha..... INTERESSANTE...rsrsr
    E na verdade nem é lambari nem girino...loucura talvez

    xerOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir